sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz 2012!


Menos de dois dias para 2012!

Está chegando o ano novo e, com ele, a expectativa de novos desafios, novas realizações, novos sonhos e projetos. 

Colocamos nossa esperança na mudança de um dia do calendário. Mas será que à meia noite do dia 31 tocará um sino mágico que mudará automaticamente todas as coisas ?

O ano novo está aí, mas não precisa esperar por ele para viver algo novo. Comece hoje, comece agora!

Uma atitude diferente, um novo olhar, uma outro posicionamento (inclusive diante de Deus e Sua obra). 

Decida-se por fazer e faça. Decida-se por mudar e mude. Decida-se por ser e seja. O novo começa em nós!

Desejo-lhe um 2012 tremendamente abençoado! Que nossa esperança esteja em Deus e que possamos buscar nEle a força para enfrentarmos as dificuldades e as direções para decisões acertadas, que geram bons frutos. Que alcancemos a vida abundante que Ele já preparou para nós! 

"Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." 
1 Co 2:9

Feliz 2012! 





sábado, 24 de dezembro de 2011

Dios...


"Y allí se metió en una cueva, donde pasó la noche. Y vino a él palabra del SEÑOR, el cual le dijo: ¿Qué haces aquí, Elías? (...) Sal fuera, y ponte en el monte delante del SEÑOR. Y he aquí el SEÑOR que pasaba, y un gran y poderoso viento que rompía los montes, y quebraba las peñas delante del SEÑOR; mas el SEÑOR no estaba en el viento. Y tras el viento un terremoto; mas el SEÑOR no estaba en el terremoto. Y tras el terremoto un fuego; mas el SEÑOR no estaba en el fuego. Y tras el fuego una voz apacible y delicada."
1 Reis 19:9,11-12

Mismo cuando huimos para una cueva, Dios trata a nosotros con amor. Su palabra no nos trae agitación (viento que rompía los montes), confusión (terremoto) tampoco miedo (fuego), pero paz y seguridad. Escucha esa voz!
 








segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Natal

Teoricamente, o Natal é a celebração do nascimento de Cristo, mas... em quantas decorações vemos um presépio? Muitas crianças nem sabem o que é isso.

 O Papai "do céu" é trocado pelo "papai" noel que presenteia somente os afortunados, uma vez por ano, conforme seus merecimentos....

O verdadeiro Pai, nos presenteia dia a dia, com a vida de Seu filho, Jesus Cristo. Mesmo sem merecermos, mesmo sem darmos a menor bola para isso...

Que neste Natal, em vez de pensar apenas em receber, você possa pensar em dar. Dar amor, carinho, atenção e cuidado, principalmente aos que nada têm, e, acima de tudo, agradecimento. Agradecimento a Deus pela vida, por ter chegado ao final de mais um ano são e salvo, inteiro em um mundo cada vez mais desumano e violento.

O menino Jesus não está mais em uma manjedoura, mas, ressurreto, assentado à direção do Pai, intercedendo pelos que são Seus:

"Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós." 
Rm 8:34

Seja dEle também!

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 
João 1:1


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Rei ou príncipe: qual será sua escolha?

"Mas pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. (...) Queremos ter um rei. Seremos como todas as outras nações; um rei nos governará, e sairá à nossa frente para combater em nossas batalhas". (I  Sm 8:6,19b,20)

Às vezes, desejamos coisas para sermos iguais à multidão, àqueles que estão ao nosso redor. Chegamos a exigir que nos seja dado.

Por vezes, pais, líderes e pastores tentam nos alertar, abrir os nossos olhos para as prováveis (senão certas) consequências de desejos aparentemente bons, mas fora da vontade de Deus. Se insistirmos na decisão errada, provavelmente seremos atendidos, mas não de forma plena...

"Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por príncipe sobre o Meu povo de Israel; e ele livrará o Meu povo da mão dos filisteus; pois olhei para o Meu povo, porque o seu clamor chegou a Mim."
1 Sm 9:16

"Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o Eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos Me tenho provido de um rei."
1 Sm 16:1

Saul foi ungido príncipe; Davi, rei. Quando colocamos nossas vontades acima das de Deus, deixamos de receber o mais precioso, nobre e completo que Ele tem pra nós. A "bênção" não tem a magnitude ou riqueza que Ele deseja nos dar. 

A oposição a nossos desejos e vontades pode ser um alerta do Pai, que nos ama e deseja o nosso bem. Antes de insistirmos neles, precisamos consultá-lO para conhecer (e receber) a Sua vontade, sempre boa, perfeita e agradável.

Rei ou príncipe: o que vamos escolher?



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dezembro...

"Perto está o SENHOR de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que O temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará." 
Salmos 145:18-19

Dezembro chegou. Época em que muitos começam a rever as realizações do ano presente e (re)planejar as do futuro.

Que em nossos planos esteja inclusa também a vida espiritual: como foi nosso relacionamento com Deus este ano? Obtivemos Sua direção e respostas? Experimentamos de Seu calor e de Sua presença? Dedicamos tempo de qualidade a Ele?

Tire férias de seu trabalho e/ou escola, mas não de Deus. Que em dezembro possamos vislumbrar um pouco mais dos Seus sonhos e projetos para nós, alinharmo-nos com eles e decidir por fazer parte, o que, na prática, implica em mudança: trocar os hábitos que prejudicam nossa vida espiritual por atitudes que nos levem verdadeiramente a Ele, à Sua gloriosa presença, ao centro de Sua vontade.

Um dezembro totalmente novo, diferente para todos!!




terça-feira, 1 de novembro de 2011

Creia!!!

“Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia que eu vos diga: Gritai. Então gritareis.” 
Josué 6:10

Às vezes, as estratégias de Deus parecem absurdas. Como crer que muralhas com mais de sete metros de largura e dez de altura cairiam sem o uso de nenhuma força? Mas os homens que estavam com Josué sabiam quem era por ele; por isso, criam e lhe obedeciam, confiantes. Tinham atravessado há pouco, a pés enxutos, um rio transbordante.

As muralhas caíram pela fé daqueles homens (Hb 11:30). Fé que poderia ser abalada pela muita conversa ou por comentários de um único incrédulo no meio deles. Quando Deus falar contigo, acerca dos rios e muralhas da vida, guarde silêncio. Só compartilhe as estratégias com quem Ele mandar. Persevere, creia, confie. Medite na Palavra. Se você crer, Ele agirá!!

"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." 

Marcos 9:23




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pai, quanto você ganha?

- Pai, quanto você ganha por hora?
Com voz tímida e olhos cheios de admiração o menino recebia o pai que chegava do trabalho. Um tanto surpreso mas olhando sério para o garoto o pai respondeu:
- Olha filho isso nem sua mãe sabe direito. Não me amole mais por que estou cansado.
- Mas, papai, - insistiu o filho - diga-me, por favor, só isso: quanto você ganha por hora?
O pai, finalmente entregando os pontos, respondeu friamente:
- Ganho R$ 10,00.
- Bom, papai - continuou o filho - você poderia me emprestar R$ 3,00?.
Externando o seu nervosismo e francamente chateado, o pai estourou:
- Quer dizer que era para isso que você queria saber quanto eu ganho, não é? Vá dormir e não me amole mais, menino interesseiro!
A noite chegou; o pai, refletindo sobre o que tinha acontecido, sentiu remorso. Talvez, quem sabe, o filho quisesse comprar alguma coisa. Finalmente, para descargo de consciência, entrou no quarto do filho:
- Você está dormindo, filho?.
- Não, papai.
- Aqui está o dinheiro que você me pediu.
Disse o menino:
- Obrigado, papai ! - e, enfiando orgulhosamente a mãozinha debaixo do travesseiro, tirou mais algumas notas.
- Agora já completei! Estou com dez reais!
- Você pode me vender uma hora de seu tempo?
 (Autoria desconhecida)


Não desperdice o tempo que Deus te deu com seus filhos. Ele lhes deu como herança.

"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão."
Salmos 127:3


domingo, 23 de outubro de 2011

Olhos...

"E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o Seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração."
1 Samuel 16:6-7

Como já diz o ditado, as aparências enganam. Prejulgamos, formulamos pensamentos e perpetuamos conceitos muitas vezes equivocados e precipitados. Criamos a imagem de acordo com nossas vivências, experiências e expectativas, as quais nem sempre estão de acordo com a visão do Alto. 

Nesse novo tempo, que não nos deixemos levar por aquilo que ouvimos ou supostamente falaram. Que possamos nos ver como Ele nos vê, buscando Sua visão sobre e para nós. O Pai ama o filho e age nele conforme o Seu tempo, o Seu querer e a Sua vontade. Todos têm algo a tratar e ninguém é perfeito.




sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ainda há tempo de recomeçar

"Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo,[...] ele começou a passar necessidade. Por isso, foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar." 
Lucas 15

Muitas vezes, passamos por situações difíceis sem necessidade, por escolhas erradas que fizemos ou caminhos errados que seguimos. Deus não nos recrimina por isso.

Não importa em que momento você errou ou caiu. Talvez tenha falhado tanto que nem se ache digno dEle ou pense que Ele não quer ver te mais. Engano. Sempre é tempo de voltar atrás, arrepender-se e recomeçar.

O Pai te espera. Ele fará uma festa para te receber e não se cansará de te chamar de FILHO. Volte para Ele. Volte-se para Ele.


domingo, 28 de agosto de 2011

Eis que dizia eu comigo...

"Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação." II Rs 5:11-12

Às vezes, já temos esquematizado em nossas mentes como Deus "deve" responder nossas orações e, por isso, nos decepcionamos.

Deixe que Deus faça do jeito dEle, por mais que isso afete seu orgulho e preceitos. A bênção/cura vem com submissão e obediência.


sábado, 27 de agosto de 2011

Por que tanta desgraça, Deus?

Terremotos, furações,  violência, morte... Coisas como essas levam muitos a questionar "Onde está Deus?" ou "Por que tanta desgraça, Deus?"
Trata-se de um paradoxo: Deus não tem nada a ver com isso e Deus tem tudo a ver isso.Vivemos em um mundo cada vez mais egoísta e egocêntrico, onde os valores se corromperam de tal forma que falar a verdade ou desejar a justiça pode custar a vida. 

Temos seguido em busca de nossos próprios desejos, sob nossos próprios conceitos e preconceitos, dando pouco ou nenhum espaço para Deus em nossas vidas. É como num bar para fumantes. Qual não fumante gosta de estar lá? Qual deles se sente bem e feliz ali?

Estamos poluindo nosso mundo e nossas vidas com fumaças diversas, que expulsam Deus de perto de nós. Corrupção, mentira, injustiça, imoralidade, vocabulário torpe, promiscuidade, bebedices... É tanta coisa, tanto lixo... Como será que Ele se sente no meio de tudo isso? O que será que pensa quando, pouco a pouco, diminuímos (senão excluímos) a área dos "não fumantes"?

Quem deseja ver borboletas, planta flores em seu jardim. Quem não deseja fumaça em seu estabelecimento, usa placas de "Proibido fumar". Se queremos que Ele aja em nosso favor, precisamos atrair Sua presença e, para isso, tirar a fumaça que O afasta de nós.

É tempo de mudança, tempo de limpeza, tempo de reflexões: Onde está Deus em minha vida? Tenho afastado ou atraído Sua presença?

Que a Sua misericórdia seja sobre nós, Senhor.



domingo, 21 de agosto de 2011

Jetro (hb) = excelência

"Escolheu homens capazes de todo o Israel e colocou-os como líderes do povo: chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. Estes ficaram como juízes permanentes do povo. As questões difíceis levavam a Moisés; as mais simples, porém, eles mesmos resolviam." 
Ex 18:25-26

Moisés, homem que falava com Deus, seguiu o conselho dado por seu sogro, Jetro.
Não queira fazer e resolver tudo sozinho. Existem pessoas mais capacitadas, habilidosas e experientes do que você. Conversar com elas sobre problemas que te parecem complicados ou que não sabe resolver não indica burrice ou incapacidade, mas humildade, sabedoria e honra.

Trabalhe em grupo. Como diz o ditado: "A união faz a força"!



domingo, 7 de agosto de 2011

Presença

Doce amor, um calor suave
o Espírito te envolvendo
num abraço supremo.

Envolta em teus braços
sinto a paz que ninguém pode dar
Caio em nuvem pelo espaço afora
Tua brisa suave, Teu carinho, Teu amor
o Espírito me sustenta
não tenho alma, 
não tenho corpo,
tenho Tua presença.

Uma alegria no coração
que não cabe no peito
todo o corpo pulsa
fortemente pulsa.

Vejo com os Teus olhos
Vejo e vejo a luz
Tua glória e majestade
Eu vejo a Luz
Por isso choro...
não de tristeza
mas choro.
Rios de água viva
fluem em mim
e eu choro:
não mereço Teu amor.

Choro.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira,
que deu Seu Filho unigênito
para que todo aquele que nEle crê
não pereça, mas tenha a vida eterna".

Te amo, Deus
(e você me amou primeiro)

Choro.

Simone Costa
07.08.2001

sábado, 16 de julho de 2011

Suportai-vos

Às vezes, queremos entender determinada situação e ficamos, lá no íntimo, perguntando: "Por que, Deus?? Por quê?" Esquecemo-nos de que estamos questionando Aquele que tem todo domínio, todo poder, toda sabedoria, todo conhecimento. Aquele que é Deus, que é Pai, que é Amor. 
Sinal de que ainda não O conhecemos como deveríamos (em toda a Sua largueza, profundidade, altura) ou de que devemos buscá-lO mais ("Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor")? Talvez. De todo modo, não é fácil viver sem questionar, titubear ou esmorecer.

Assim como o corpo carrega o membro, mesmo quando este é imobilizado, engessado, que possamos, praticar o "suportai-vos", ajudando uns aos outros nos momentos difíceis, de lutas, tristeza e desânimo.

SUPORTAR: "do Latim SUPPORTARE: “carregar, levar, transportar”. De SUB-, “abaixo”, mais PORTARE, “levar”. A ideia é colocar-se abaixo de uma carga para conferir-lhe apoio."





terça-feira, 28 de junho de 2011

Que lugar tem Deus em sua vida?

Muita gente acredita em Deus mas não tem tempo para Ele. Na verdade, na correria do dia a dia, até se esquece que Ele existe. É como aquele parente distante, só encontrado em casamento e velório. No primeiro, há tantas pessoas, que ele nem é notado ou não recebe a devida atenção. No segundo, ele até é percebido, mas fica escondido sob a conversa do "precisamos nos encontrar mais vezes".
O peso da morte paira e fustiga por alguns dias. Medita-se na fugacidade da vida e faz-se várias promessas: de mudanças, novas atitudes, novos encontros... mas elas também não se cumprem. Nada muda.

Que possamos, por um momento, parar e pensar: que lugar tem Deus em minha vida? Que possamos sair do "vamos marcar" e realmente marcar, ir ao encontro dEle. Não adianta perguntar onde Ele estava quando acontecer a tragédia, o problema ou a dor. Deus está onde sempre esteve: assentado em Seu alto trono, pronto a estender Sua mão e ajudar. Embora muitos deem as costas a Ele todos os dias. Embora muitos não se cansem de aborrecê-lO vendo, ouvindo, falando e fazendo coisas que Ele abomina. Embora muitos nem acreditem nEle.

Deus quer te ouvir, quer ser seu Deus, quer ser seu Pai. Que tal falar com Ele hoje? Estar em Sua presença hoje?

Todo tempo é tempo de falar com Deus!


Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; 
nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 
Isaías 59:1