segunda-feira, 27 de julho de 2015

Considerai os vossos caminhos...

"Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa. Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz; como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho." (Ageu 1:6-11)

A insatisfação com a vida insaciável e permanente advém do foco incorreto. Procuramos supri-la buscando aquilo que encanta e satisfaz a alma: comida, bebida, roupas, dinheiro. 

Considerai os vossos caminhos...

Corremos pelas coisas do mundo e nos esquecemos das coisas de Deus, da casa de Deus. E, considerando que somos "casas espirituais" (1Pe 2.15), esse alerta serve também para nossa vida espiritual, nosso relacionamento com Ele, a edificação espiritual. Estará ela em ruínas?

Por causa disso, desse desdém para com as coisas de Deus, por não O colocarmos como prioridade, por não dedicarmos tempo edificando, "os céus retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos". Ele mesmo dissipa o pouco que conseguimos e manda a seca sobre a terra, "e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz; como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho". O que fazer?

"Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa." Buscá-lO, arregaçar as mangas e dobrar os joelhos. Há trabalho a fazer! Edificar não é tarefa fácil. Exige planejamento e investimento. Precisamos reorganizar nossas vidas e fazer planos para estarmos com Ele. Estabelecer metas. Assim como fazemos para nossa vida profissional, familiar, escolar e financeira. Precisamos reorganizar nosso tempo a fim de que tenhamos tempo para nos edificar espiritualmente, de cuidar de nossa "casa espiritual". Precisamos regular nosso foco e revisar metas, pois a salvação só há em Cristo. Reorganizar o tempo, mudar as prioridades, priorizar o Reino. Coisas que somente nós podemos fazer. Não adianta pedir-Lhe que o faça.  

O mês de julho está acabando e, para muitos, as férias. Aproveite esses últimos dias para se reorganizar. Planeje momentos de oração (o que não significa que não orará em outros horários), o tempo para leitura e meditação na Palavra, as tarefas para o Reino e no Reino (ministério, evangelismo, discipulado, intercessão...). Consideremos nossos caminhos e mudemos o rumo, enquanto ainda é tempo, enquanto ainda há tempo!




Um comentário: