quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Corpo...

"Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um. Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros." (Romanos, 12:3-5)

Somos diferentes. Temos personalidades, gênios, gostos, dons e talentos distintos. Isso compõe nossa individualidade: a riqueza de cada ser único!

Porém, somos “parte uns dos outros", como membros de uma grande equipe ou peças de um grande maquinário. Qual a sua função no Corpo? Qual o seu chamado? Com que ou como você pode colaborar para que ele "funcione" bem ou melhor?

Se você não é um membro ativo no Corpo de Cristo certamente está fazendo falta em algum lugar... Em uma equipe, quando um membro falta, ele até pode ser substituído, mas ninguém fará o que ele sabe fazer melhor como ele faz. No maquinário, a falta de uma única peça pode fazê-la parar e atrasar toda a produção. Isso quando não há peças fora do lugar ou quebradas, que também prejudicam o funcionamento (quando não quebram a máquina de vez!). Quatro possibilidades: fazer parte, não fazer parte, estar fora do lugar ou estar "quebrado".

Se você já faz parte, ou seja, é membro ativo no Corpo de Cristo (toda vara que não dá fruto é cortada (Mt 7:19)), continue firme para que o nome do Rei seja glorificado e o Reino implantado. Se ainda não faz parte, envolva-se. Procure identificar o seu chamado, qual a sua função no Reino, como contribuir para que ele cresça e se expanda. Se tem dúvidas sobre sua posição, ore. Busque em Deus seu lugar certo, aceite a vontade dEle e cumpra-a. Não dá para comer com os cotovelos... Se está "quebrado", é função da Igreja dar suporte e restaurá-lo. Não esconda a sua dor, problema ou necessidade.

Nestes dias de adoração, temos visto e sentido a presença de Deus, Seu amor e poder. Que também seja restaurada nossa visão de Corpo. Que possamos servi-lO também "em uma só voz", falando a mesma língua, a que manifesta a vontade de dEle para a Sua igreja, e tendo a mesma visão: curar, libertar, restaurar e salvar vidas!




sábado, 14 de fevereiro de 2015

Cuide do seu jardim!

Gálatas, 6:7 - Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Tudo o que fizermos terá consequências. Boas ou ruins. Umas demorarão a acontecer; outras acontecerão mais rapidamente: cada semente tem o seu tempo para germinar, crescer e dar o seu fruto. Os que plantam maldade, roubo, ódio e corrupção terão a sua recompensa.

Por outro lado, se nada for plantado, como colher alguma coisa? Vejo mães esperando bons frutos dos filhos, lançando péssimas ou nenhuma semente: nenhum tempo de conversa com eles, total permissão para televisão e videogame, vida de oração e espiritual rasa... Como querer alguém "bom" se este não for ensinado a ser bom? Televisão, videogame e certos programas e músicas nada ensinam de valor (ou muito, muito pouco).

Vejo também casais reclamando de seus cônjuges e namorados, e exigindo várias coisas um do outro, sem, no entanto, investirem um no outro. Quanto investimos em nossos relacionamentos? Quanto tempo gastamos exclusivamente um com o outro? Quantas vezes dizemos "Eu te amo", não como uma expressão mecânica, mas olhando nos olhos? E quantas vezes, reconhecendo nossos erros, dizemos "Me perdoa?", de coração sincero?

Quantas vezes tentamos agradar com um presente fora de data especial? Quantas vezes levamos a passear? Quantas vezes assistimos a um bom filme ou documentário juntos? E quantas vezes oramos, choramos e clamamos juntos?

Não dá para colher fruto do que não foi plantado.

Nos relacionamentos, também somos responsáveis por cuidar e cultivar a terra alheia. Cuide do jardim que Deus colocou em suas mãos!


Bom dia!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Por que preciso de Cristo?

Algumas pessoas perguntam por que precisam de Jesus para serem salvas.

De uma forma bem simples, segue a explicação.

Quando uma pessoa está em estado grave, necessitando de uma transfusão de sangue, não adianta dar qualquer sangue a ela. Tem que ser de tipo específico. Se ela precisa da doação de um órgão, também tem que ser um órgão de doador compatível.

Quando alguém recebe a doação de um órgão, o doador é aquele que lhe deu novamente a vida, a chance de continuar vivo. Se não fosse esse doador, os dias dela seriam contados. Da mesma forma, precisávamos de um “doador”. Por conta de nossos erros, delitos e pecados, “pequenos” ou “grandes”, estávamos separados de Deus e condenados à morte eterna. (Deus é Santo e, em sua presença, não entra pecado). Não era isso que Deus queria. Então, Ele doou seu único Filho para que levasse sobre si toda a condenação destinada aos homens. O Filho carregou sobre si todas as nossas condenações, todos os nossos pecados, limpando-nos deles. Assim, todos aqueles que entendem isso e aceitem o que Jesus fez, tornam-se salvos e filhos de Deus (só acontece o transplante se a pessoa necessidade reconhecer que precisa dele e quiser a operação). É por isso que precisamos de Jesus para sermos salvos. Reconhecemos que Ele morreu em nosso lugar e que agora, por causa de seu sacrifício, podemos entrar na presença de Deus. Ele se entregou pela humanidade. Nenhum outro se doou por nós.

Abaixo, seguem alguns dos textos bíblicos relacionados:

Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo. (Salmos 99:9)

Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dEle, e por isso Ele não os ouvirá. (Isaías 59:2)

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1:12)

Mas Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre Ele, e pelas suas feridas fomos curados. (Isaías 53:5)

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, Ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Depois do sofrimento de sua alma, Ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles. (Isaías 53:10-11)

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Romanos 5:8)

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dEle. Quem nEle crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. (João 3:16-18)