domingo, 23 de outubro de 2016

Amigos de Cristo

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que Eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, Eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de Meu Pai Eu lhes tornei conhecido. (João 15:13-15)
Sabemos que O conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos Seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à Sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. (1 João 2:3-5)

Podemos dizer ou pensar que somos amigos de Cristo, que verdadeiramente O amamos e O conhecemos; porém, se não obedecemos ao que Ele diz, também por meio de Sua Palavra, vivemos enganados. Não são as palavras que comprovam nosso compromisso e amor a Deus, mas nossas atitudes e obediência a Ele.

Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21)



sábado, 8 de outubro de 2016

Furacões...

O furacão Matthew está aí, causando estragos e mortes por onde passa. Famílias se preparam para enfrentá-lo, estocando água e alimentos, reforçando janelas e portas, deixando suas casas em busca de outros abrigos.
Na vida espiritual, quando vêm os furacões, não há como fugir. Também não adianta estocar às pressas água e alimento espiritual (a Palavra). Isso suprirá as necessidades dali em diante, mas não será algo em que possa se apoiar (sem Palavra dentro de si, como ter fé e confiar?).
O reforço espiritual já precisa estar dentro da casa, ou seja, dentro de nós. Na vida espiritual, o reforço das estruturas da fé se dá em um processo diário, ao longo de um tempo e do tempo:
"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha." (Mateus: 7.24-5)
Nestes tempos, em que tempestades e furacões se aproximam, é preciso precaver-se, preparar-se para enfrentá-los, fortalecer-se. Engana-se quem acredita que poderá vencê-los sem perdas apenas por ser cristão. Se não fizermos nossa parte, como está escrito, seremos casa sobre areia e sucumbiremos.
"Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda." (Mateus: 7.26-27)
Não espere que os problemas cheguem para dar atenção à sua vida espiritual. Assim como cuida de seu físico e alma, alimentando-se, fazendo exercícios, passeando, distraindo-se, faça algo para fortalecer-se espiritualmente. Esforce-se para ter momentos com Deus, ler a Sua Palavra, meditar sobre ela e, acima de tudo, colocá-la em prática, vivendo o que ela ensina. Se assim proceder, não temerá os furacões e as más notícias, mas terá força e fé para passar por eles.