"O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento. Pelo fato de vocês, sacerdotes, rejeitarem o conhecimento, também eu os rejeitarei, para que não sejam mais sacerdotes diante de mim; visto que se esqueceram da lei do seu Deus, também eu me esquecerei dos seus filhos.”
Oseias 4:6
Rejeitar o conhecimento de Deus (e, consequentemente, o de Sua Palavra) gera destruição para nós mesmos e as gerações futuras. Alguns conseguem conhecê-lO sozinhos, por meio da oração, comunhão com o Espírito Santo, leitura, meditação e estudo das Escrituras; outros, precisam daqueles que os ajudem nessa tarefa. A verdade, porém, é uma só: ninguém aprende tudo sozinho.
Precisamos uns dos outros e ensinar a Palavra, assim como Jesus ensinava Seus discípulos e todos aqueles que estavam dispostos a sentar para ouvi-lO. Ensinar e aprender sem pressa, mas degustando cada palavra, cada ensinamento. O conselho de Paulo a Timóteo serve para nós:
"Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Pois é para esse fim que trabalhamos e nos esforçamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos, especialmente dos que creem. Ordene estas coisas e ensine-as.Ninguém o despreze por você ser jovem; pelo contrário, seja um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza.Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino. Não seja negligente para com o dom que você recebeu, o qual lhe foi dado mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem" (1 Timóteo 4:9-16)
"Dê instrução ao sábio, e ele se tornará mais sábio ainda; ensine o justo, e ele crescerá na prudência."
Provérbios 9:9