segunda-feira, 16 de abril de 2012

Que possamos dividir o colo...

Lendo os livros de Ezequiel e Oséias, vejo como era difícil ser profeta naqueles tempos. O primeiro teve que comer pão assado sobre fezes de boi e dormir vários dias sobre o mesmo lado, para mostrar ao povo de Israel sua condição iníqua aos olhos de Deus. O segundo teve que casar-se com uma prostituta e sustentar filhos que muitos estudiosos alegam não serem dele, com o propósito de mostrar a Israel sua prostituição espiritual. Creio que, ser levantado profeta, naquela época, gerava um certo temor no coração.

Hoje, tantos homens de Deus têm falado sobre a geração profética dos últimos tempos. Temos sido chamados "profetas de Deus". E qual nossa tarefa? Manifestar o amor e a salvação de Deus nesta terra. Confrontar o pecado.

Quantas vezes achamos essa tarefa tão difícil e pesada. Achamos que não temos condições e vocação para exercê-la. Temos medo, vergonha, preguiça... E corremos para os braços do Pai e nos deleitamos em Seu amor. Amor tremendamente tremendo (a redundância é proposital), que nos recebe, acalma, acalenta, ouve, afaga... independentemente de nossos erros, falhas, mancadas, pecados, quando verdadeiramente arrependidos, podemos ter a certeza de Seu amor, perdão e cuidado. Por vezes, analisando a situação do mundo, da igreja e de nossas próprias vidas, pensamos: "Deus, como o Senhor aguenta???". E Ele aguenta. A cada um, sem acepção, Ele acolhe igualmente com carinho e cuidado.

Que, ao nos lançamos nos braços do Pai, possamos enxergar como Ele nos olha: filhos, mas também bocas dEle nesta terra. Não um olhar acusador ou cobrador, mas um olhar de quem espera que, sustentados por Ele, possamos fazer o que Ele já mostrou como fazer um dia: anunciar o Seu Evangelho. E isso não exclusivamente por palavras, mas por pequenos (e grandes) gestos e atitudes: uma mensagem, um torpedo, um sorriso, um "Muito obrigado", um "Deus abençoe seu dia", um abraço... Um "desviar-se do mal", um "não assentar-se na roda dos escarnecedores", um obedecer, um ouvir, um adorar... 

Que possamos olhar para Ele sabendo que, nEle, podemos todas as coisas: podemos ser sal, podemos ser luz, podemos ser e fazer a diferença. Que possamos ainda olhar para o lado, para aqueles que esperam e buscam, ansiosamente, encontrar esses braços nos quais tão frequentemente nos apoiamos e sustentamos. Que possamos "dividir o colo". 

Hoje, como profetas, não precisamos mais representar a miséria espiritual do povo; mas sim, a verdade e o amor eterno de um Deus ansioso por estar com ele.

Que, no colo do Pai, possamos pedir para sermos instrumento. Mesmo em pequenas coisas, Ele pode nos usar poderosamente.

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
Mt 5:16

"Vocês estão aqui para ser luz, para trazer as cores de Deus ao mundo. Deus não é um segredo a ser guardado. Vamos torná-lo público, tão público quanto uma cidade num plano elevado. Se faço de vocês portadores da luz, não pensem que é para escondê-los debaixo de um balde virado. Quero posicioná-los onde todos possam vê-los. Agora que estão no alto do morro, onde todos conseguem enxergá-los, tratem de brilhar!"
Idem, linguagem contemporânea

Shalom!!!

Textos bíblicos:

"Deite-se então sobre o seu lado esquerdo e sobre você ponha a iniqüidade da nação de Israel. Você terá que carregar a iniqüidade dela durante o número de dias em que estiver deitado sobre o lado esquerdo". Determinei que o número de dias seja equivalente ao número de anos da iniqüidade dela, ou seja, durante trezentos e noventa dias você carregará a iniqüidade da nação de Israel. Terminado esse prazo, deite-se sobre o seu lado direito, e carregue a iniqüidade da nação de Judá.
Ez 4:4-6

"Coma o pão como você comeria um bolo de cevada; asse-o à vista do povo, usando fezes humanas como combustível. (...) Desse modo os israelitas comerão sua comida imunda entre as nações para onde eu os expulsar".Então eu disse: "Ah! Soberano Senhor! Eu jamais me contaminei. Desde a minha infância até agora, jamais comi qualquer coisa achada morta ou que tivesse sido despedaçada por animais selvagens. Jamais entrou em minha boca qualquer carne impura"."Está bem", disse Ele, "deixarei que você asse o seu pão em cima de esterco de vaca, e não em cima de fezes humanas." 
Ez  4:12-15

O princípio da palavra do SENHOR por meio de Oséias. Disse, pois, o SENHOR a Oséias: "Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do SENHOR".
Os 1:2


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Não é bom que o homem esteja só...

Às vezes, é bastante chato estar sozinho. Todo mundo precisa de um abraço, um carinho, um toque de alguém especial. Esse desejo, natural do ser humano, pode, muitas vezes, levar-nos a caminhos de engano.

Quando uma pessoa nos atrai, passamos a observá-la com maior atenção. Maximizamos suas qualidades, minimizamos seus defeitos. Quase sempre achamos elos onde não há e calamos a voz da razão.

Na emoção do sentimento, por vezes, acabamos por apegar-nos a pessoas que, na essência, nada têm a ver conosco, com nossos sonhos, metas e planos em Deus. 

O que exige menos esforço: esfriar um copo de água ou aquecê-lo? Para esfriá-lo, basta esquecê-lo num canto qualquer. Questão de tempo. Para aquecê-lo, gasta-se fogo/energia. Ele não se aquece por si só...

Quando estiver procurando alguém, busque uma pessoa não só atraente à vista e que lhe desperte o sentimento/desejo, mas alguém que vá aquecer sua chama: a chama dos seus sonhos, dos seus planos, dos seus projetos e chamado em Deus. Analise como ela intenta e tenta ser/estar no "termômetro do Pai". Pense em como seu relacionamento com ela afetará seu relacionamento com Ele.

Examine suas escolhas. Temperaturas muito distintas podem afetar os planos de Deus para sua vida.



terça-feira, 10 de abril de 2012

Às vezes, não damos ouvidos aos avisos que Deus nos dá e percorremos caminhos tortuosos... 

"Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas. Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo." 
At 27:10

Cremos mais na lógica e conhecimento humanos do que no discernimento inspirado por Deus. Contudo, a desobediência tem sempre uma consequência:

"Dando, porém, num lugar de dois mares, encalharam ali o navio; e, fixa a proa, ficou imóvel, mas a popa abria-se com a força das ondas. (...) E, havendo escapado, então souberam que a ilha se chamava Malta." 
At 27:41; 28:1

As vidas foram salvas, mas o navio e a carga não. Deus, entretanto, em Sua infinita misericórdia e poder, usa até mesmo de tragédias para transformar vidas:


"E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele e o curou. Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam. Os quais nos distinguiram também com muitas honras; e, havendo de navegar, nos proveram das coisas necessárias." 
At 28:8-10

Sem o naufrágio, todas essas pessoas não teriam conhecido aO Deus Vivo.

Em meio a lutas e tribulações, lembre-se do Deus que transforma a maldição em bênção e que se utiliza de meios muitas vezes por nós questionáveis para cumprir a Sua vontade e a Sua obra. Não desanime, permaneça firme e fiel em fé.
Deus não abre mão de você!!






quinta-feira, 5 de abril de 2012

Amanhã é a chamada "sexta-feira da paixão". Enquanto muitos encaram como apenas mais um feriado, em que podem descansar, bater perna e badalar, outros já se veem na obrigação de passarem o dia prostados e entristecidos.

Jesus sofreu naquela cruz? Sim, e como. Há diversos estudos que comprovam isso (e precisa comprovar???). Porém, Ele não ficou morto ali. Ele ressuscitou, justamente para lhe mostr
ar que você não precisa ficar morto (em suas culpas, medos, temores e pecados). Ele veio para lhe mostrar que, através dEle, é possível reviver, ter vida e alegria novamente.

Se você passa esses dias contemplando um Jesus morto e ensanguentado no madeiro, lembre-se que essa pseudo derrota só durou três dias. Antes de vir ao mundo, Ele vivia na glória com o Pai, onde hoje está.

Olhe para um Deus vivo, que pode mudar a sua vida, que deseja relacionar-se contigo, ser seu amigo, seu conselheiro, sua paz, alegria e esperança. Olhe para um Deus que decidiu deixar Seu lugar de honra para que, um dia, você pudesse entrar em Sua gloriosa e majestosa presença e desfrutar dela.

Uma feliz páscoa pra vc!! Que a vida de Cristo seja vida em sua vida!!


"[...] embora sendo Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens." 
Fp 2:5-7





terça-feira, 3 de abril de 2012

O valor de sua vida

Um dia, Jesus e satanás estavam conversando e Jesus perguntou a satanás o que ele estava fazendo para as pessoas aqui na terra, então ele respondeu:
— Estou me divertindo com elas. Ensino a fazer bombas e a matar, a usar revólveres, a odiarem umas as outras, a casarem, a se divorciarem, ensino a abusarem de criancinhas, ensino jovens a usar drogas, a beber e fazer tudo o que não se deve, o que os conduzirá a maldição futura.
— E depois, o que você fará com essas pessoas? — perguntou Jesus.
— Vou matá-las e acabar com elas — satanás respondeu.
— Quanto você quer por elas? — perguntou novamente Jesus.
Ironicamente Satanás respondeu: 
— Você não vai querer essas pessoas. Elas são traiçoeiras, mentirosas, falsas, egoístas e avarentas. Não vão te amar de verdade. Vão bater e cuspir no teu rosto. Vão te desprezar e não irão levar em consideração o que você fizer.
— Quanto você quer por elas, satanás? — insistiu Jesus.
— Quero toda a tua lágrima e todo o teu sangue.
E Jesus pagou o preço da nossa liberdade.
(Autoria desconhecida)

Páscoa: celebração da ressurreição de Cristo, o cordeiro santo de Deus, que se entregou na cruz por amor a nós, para remissão de nossos pecados.

Assim como acontece no Natal, o motivo principal da festa quase nunca está presente nos lares. Que nesta Páscoa você possa refletir sobre a mensagem da cruz. Ela não ficou perdida no tempo, há mais de dois mil anos, mas é para o hoje e agora:

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Rm 10:9-10

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”  
Jo 3:16-18

Chocolates, por melhores que sejam, não dão à vida o sabor que Ele dá...


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Abril!!!


"Então lhe disse: Se Tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui." 
Êxodo 33:15

Mais um mês se inicia. Você se lembra dos tantos projetos, ideias e sonhos desejados e planejados ao final de 2011. Deus deseja realizá-los mas, para isso, é preciso posicionamento...

"Se Tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui."

Que esta seja nossa oração, hoje e sempre, para não sairmos do foco e permanecermos no centro da vontade de Deus para nossas vidas.

Um abril tremendo a todos!!