sábado, 16 de março de 2013

Prisões...


"Saiu Jeremias de Jerusalém, a fim de ir à terra de Benjamim, para dali se separar no meio do povo. Mas, estando ele à porta de Benjamim, achava-se ali um capitão da guarda, cujo nome era Jerias, filho de Selemias, filho de Hananias, o qual prendeu a Jeremias, o profeta, dizendo: 'Tu foges para os caldeus'. E Jeremias disse: 'Isso é falso, não fujo para os caldeus'. Mas ele não lhe deu ouvidos; e assim Jerias prendeu a Jeremias, e o levou aos príncipes.E os príncipes se iraram muito contra Jeremias, e o feriram; e puseram-no na prisão, na casa de Jônatas, o escrivão; porque a tinham transformado em cárcere." Jeremias 37:12-15

Quando lemos a história de Jeremias, vemos como sofreu esse profeta. Ele praticamente abdicou de sua vida e vontade para render-se a Deus em obediência e submissão. Passou anos alertando o povo para que voltasse à Palavra, ao vivo e reto caminho, sem sucesso. Nesse trecho, fora acusado injustamente de apoiar o exército inimigo, de querer juntar-se a ele. Tal acusação fora feita por um "capitão da guarda", responsável pela segurança da cidade. Interessante que ambos eram autoridade e responsáveis pela segurança: um pela física, outro pela espiritual. A grande diferença é que um estava sob a direção e orientação de Deus, e o outro não.

No desejo de cumprir o seu dever, talvez motivado por boatos acerca do profeta, talvez por estar farto de suas palavras de exortação e advertência, Jerias errou. Devido a esse erro, Jeremias passou por mais uma grande dificuldade em sua vida atribulada. Isso nos leva a refletir sobre a questão do zelo sem a visão e direção do Espírito Santo, a gravidade e importância daquilo que falamos e a que (ou quem) damos ouvidos e atenção. 

Como líderes na igreja ou fora dela, não podemos levar adiante acusações sem fundamento. Não podemos condenar inocentes a açoites e cárceres. Nossas atitudes, por mais embasadas em zelo e cuidado, não podem servir para machucar, física ou espiritualmente, a alguém.

Que não sejamos instrumentos de satanás para ferir nossos irmãos ou lançá-los em cadeias e grilhões.

Dia abençoado a todos!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário