“Pois misericórdia
quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” (Oséias 6:6)
“Ora, estando Ele à mesa em casa, eis que
chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com
Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos
discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? Jesus,
porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os
enfermos. Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e
não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Mateus 9:10-13)
Foram os publicanos (coletores de impostos
nas províncias do Império Romano) e pecadores que se achegaram a Cristo. Ele
poderia dispensá-los, mas resolveu comer com eles.
Mais do que ofertas que representem até tudo o que temos
ou somos, Deus deseja vidas curadas em seus relacionamentos com Ele (conhecimento
de Deus) e com o próximo (a misericórdia). O exercício dos dois principais
mandamentos:
“Respondeu Jesus: Ame
o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu
entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é
semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22:37-39)
Todos os dias se achegam a nós “publicanos” e pecadores.
Que possamos recebê-los não para partilhar seus pecados ou falcatruas, mas para
“repartir o Pão”. Eles não precisam de uma Igreja que os julgue, mas que exerça
para com eles de misericórdia (como nós a recebemos todos os dias), para que
sejam curados.
Misericórdia é a junção de duas
palavras em latim: miseratio (compaixão)
+ cordis (coração). Assim, pode-se
entender misericórdia como "coração compadecido".
“Ele te declarou,
ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques
a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8)
Boa tarde!
Sacrifício é a ação ou o efeito de sacrificar. A oferenda de animal, produto da colheita ou de qualquer
coisa de valor, feita a uma divindade para lhe tributar
homenagens, ou para reconhecimento do seu poder, ou ainda para lhe aplacar a
cólera.
Holocausto é o tipo de oferenda a uma divindade no qual toda a oferenda é queimada;
diferentemente do sacrifício, no qual as partes não comestíveis são queimadas e
as partes boas são consumidas.
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