quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

feliz 2021?

É desejo de todos, senão da maioria, que tenhamos um 2021 mais feliz. Que haja saúde, melhora dessa pandemia, o fim do isolamento, a volta mais próxima à normalidade, os abraços... Estamos todos fartos do caos gerado por um vírus e das podas a que nos obrigou este ano.

Contudo, infelizmente (ou felizmente), não sabemos o que o ano nos espera. Por isso, meu desejo é:
"Que o Senhor continue nos abençoando e nos guardando. Que Ele resplandeça o Seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. Que Ele levante o Seu rosto sobre nós e nos dê a paz".
Como já diz o ditado: "O amanhã pertence a Deus". Que Ele nos dê saúde, força e fé para enfrentarmos o que está por vir. Que possamos "continuar de pé".
Um 2021 cheio da graça e da sabedoria de Deus em nossas vidas!!


quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

30 de dezembro

Ouço choro no vizinho

Ele soluça de dor
Mais uma vida se perde
"Nem um por cento morrerá"
Mais uma vida se perde
"É só uma gripezinha"
Mais uma vida se perde
"Eu só tive sintomas leves".
Mais uma vida se perde
"Todos vão morrer um dia"
Mais uma vida se perde
"Relaxa. Todo mundo vai pegar".
Mais uma vida se perde
"Se pegar, toma os remédios e pronto"
Mais uma vida se perde
"Os casos foram hiperinflacionados"
Mais uma vida se perde
"Outras doenças matam mais que isso"
Mais uma vida se perde
"Por que não seguiu o protocolo?"
Mais uma vida se perde
"Também, não usou máscara"
Mais uma vida se perde
"Se tivesse tomado o remédio"
Mais uma vida se perde
"Nos encontraremos um dia"
Mais uma vida se perde
Uma
VIDA
se perde
Se perde a vida
Ouço soluços no vizinho
Não há esperança para ele.
A ausência mata.
A ausência fere.

sábado, 5 de dezembro de 2020

"Meu reino não é deste mundo"

 "E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás" (Lucas 4:5‭-‬8).

Jesus rejeitou os reinos deste mundo. Não aceitou essa "oferta" em troca da adoração a Deus. A Palavra é clara: "não é possível servir a dois senhores" e "as coisas espirituais são discernidas espiritualmente". Como judeus esperavam um Messias que os livrasse do domínio romano, muitos hoje esperam um salvador que os livre do malignidade que está no mundo, de um sistema social vigente. Colocam sua confiança e esperança em homens, aceitando suas ofertas e acreditando que poderão mudar as coisas na força do braço, com imposições, novas leis e decretos. Sem real conversão e entrega, mudanças são superficiais, externas e temporárias. Passado o momento, a casa estará vazia, dando espaço a mais sete.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Deus está no controle e no comando!

Deus sempre esteve, está e estará no comando de todas as coisas. Ele escreveu cada linha da História do homem e do curso a que destina o Universo. Sabe o que vamos enfrentar e como tudo vai acabar. Não foi nem será pego de surpresa. Não foi nem será surpreendido pelo inimigo. Não deixará que nada aconteça, se não for da Sua vontade, se não estiver de acordo com Seus planos.

Há alguém no comando. Podemos confiar e descansar nEle.
Boa noite!

terça-feira, 15 de setembro de 2020

"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor , e na sua lei medita de dia e de noite " (Salmos 1.1-3).


Cinco condições:
Não andar no conselho dos ímpios;
Não se deter no caminho dos pecadores;
Não se assentar à roda dos escarnecedores;
Comprazer-se na Palavra;
Meditar nela dia e noite.
Daí, então...





domingo, 17 de maio de 2020

A política entrou na Igreja e criou partidos


A política entrou na Igreja e criou partidos. Em 28 anos de Evangelho, nunca vi uma igreja tão dividida como agora. Rachada, seria o termo certo (infelizmente). Uma igreja que afirma que "toda autoridade é constituída por Deus", mas recusa-se a se sujeitar a algumas delas. Que, em vez de pregar obediência, submissão e intercessão, gera divisão, contenda e tristeza. Que afirma fazer uma coisa, quando, na verdade, faz outra (achava que isso era mentira. Estava enganada?). Que prega que nossa luta não é contra carne e sangue, mas briga com Deus e os homens, cristãos ou não, exigindo seus favores, apoio ou complacência. Uma igreja que prega o evangelho da paz e levanta o discurso do ódio, da discórdia, da acepção e da rebelião. Uma igreja que se diz escolhida por Deus e que, cheia de arrogância, orgulho e soberba, clama por arrependimento. Uma Igreja que prega o amor, mas não demonstra empatia nem compaixão pelos que sofrem. Uma Igreja que ataca, pune, maltrata. Que julga, acusa e debocha (lembrando que julgar é bem diferente de exortar). Uns se achando melhores dos que os outros. Mais fortes, mais poderosos, mais "cheios da unção". Uma Igreja que defende homens, não mais a Palavra. Triste a situação da Igreja de nossos dias. Está doente, mas se vê sã. Que o Senhor tenha misericórdia dela.

sábado, 28 de março de 2020

Tempo de arrependimento...

Está na hora de a Igreja parar de defender homens e fazer o que está em 2Crônicas 7.14:
"se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra".
Nossa luta não é contra carne e sangue, mas é justamente contra esta que muitos estão lutando.
Temos um chamado: pregar o Evangelho. Contudo, estamos como casa dividida e sabemos que "casa dividida não prospera". Em um dia, estávamos louvando a Deus em nossas janelas; noutro, procurando saber quem tinha razão. Fomos tocados pelos ventos das muitas vozes e perdemos o foco. Enquanto muitos se degladeiam, em defesa de um, em defesa de outro, satanás segue ceifando vidas.
Se cremos que Deus permite todas as coisas, que tudo coopera para o bem daqueles que O amam, que Ele é o bom pastor que não deixará faltar nada, precisamos ir ao encontro dEle, cumprindo a Sua vontade e nos tornando os adoradores que Ele procura.
Deus não perdeu as rédeas do mundo. O que Ele quer fazer, Ele fará. Nenhum de seus planos pode ser frustrado.
"SE o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra".
"Se", há um "se".
Humilhar-se, orar, buscar a face do Senhor e se afastar (se arrepender, em várias versões) dos maus caminhos. É o que temos que fazer.
Para que a terra seja curada só desse vírus? Não, para que a terra seja curada de sua perdição e encontre o verdadeiro Caminho, a Verdade e a Vida.
Talvez tenha chegado o tempo de Mamon ser destronado para, verdadeiramente, confiarmos em Deus, aprendermos a depender dEle e o amarmos com todo o nosso coração, todo o nosso entendimento, de toda a nossa alma, com todas as nossas forças. Talvez.
Talvez chegará o tempo de os irmãos precisarem se reunir no templo, dividir o que tem e amparar órfãos e viúvas. Talvez.
Deus tem os Seus propósitos. Que Ele restaure a unidade da Igreja e que possamos retornar para o centro de Sua vontade, em nome de Jesus.




sexta-feira, 27 de março de 2020

Seja responsável!


À medida em que as pessoas se expõem ao vírus sem necessidade, não colocam em risco somente a si mesmas, mas a todos aqueles com quem convivem e têm contato. Uma coisa é não se importar com a própria vida; outra, é colocar em risco a daqueles a quem ama, com quem supostamente se importa.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Anciãos

"E o rei lhes respondeu asperamente: porque o rei Roboão deixou o conselho dos anciãos" (2 Cr10:13).
Pensamos, nos últimos anos, nas artimanhas de satanás contra as crianças, adolescentes e jovens. Por anos, falamos e denunciamos várias delas. Voltamos nossos olhos para essa parcela da sociedade e para a chamada "nova geração", esquecendo-nos de outra parcela também frágil: os idosos. Digo frágeis, não espiritualmente (no caso dos cristãos), mas no físico, a maioria deles. Talvez o aumento dos casos de Alzheimer, roubando e confundindo a memória, fosse um sinal de alerta, e não nos demos conta. Agora vem um vírus que leva especialmente os anciãos. Aqueles que detêm maior conhecimento, de vida e da Palavra, que, pela experiência, levantam-se contra falsos ensinamentos e doutrinas. Os que têm os bons conselhos para o Seu povo, sabedoria para guiar o rebanho, discernimento para encontrar os lobos, coragem para desmascará-los e enfrentá-los. Não digo que não haja mestres com pouca idade hoje. Porém, se pararmos para analisar, veremos quantos mestres da Palavra temos no chamado "grupo de risco".
Se vacilamos ao não cobri-los de oração, assim como cobrimos as crianças e adolescentes, ou os desprezamos em favor da "nova geração", perdão e misericórdia, Senhor. Se a questão não é esta nem tem nada a ver com isso, mesmo assim, precisam de nossa oração e intercessão agora. Que todo intento das trevas sobre essa geração da sabedoria, do conhecimento e da experiência seja frustrado, em nome de Jesus. Que nenhuma vida seja ceifada por satanás, mas que possam partir no tempo de Deus, assim como o Senhor escreveu e determinou. Assim como o Senhor sonhou. Esta é a minha oração neste dia e para os próximos dias. Que Deus, pela Sua bondade e misericórdia, guarde os Seus filhos e estabeleça a Sua vontade sobre eles. Sobre cada um de nós, em nome de Jesus!

quinta-feira, 19 de março de 2020

Tempo de buscar...

Nesses tempos de reclusão, é tempo de buscar ao Senhor, restabelecendo a intimidade e a comunhão com Ele. Quantas vezes atribuímos o pouco tempo de oração, nossa falta de compromisso com Deus ou com Sua Palavra à falta de tempo? Quantas vezes, na correria do dia a dia, fomos roubados no relacionamento com Ele e com nossas famílias? Agora é e há tempo (o cronus, ao menos).
Tudo coopera para o bem dos que amam a Deus.
Estamos tendo a oportunidade de nos acertar com Ele, buscando a Sua face, deleitando-nos em Sua presença, corrigindo erros, reconciliando-nos com desafetos e familiares, ministrando (mesmo que virtualmente ou à distância), orando, intercedendo, clamando, jejuando, adorando. Oportunidade de livrarmo-nos das máscaras, reconhecendo quem realmente somos, o que realmente temos feito, de que maneira temos vivido como cristãos. Tempo de conserto, de sermos Igreja fora da igreja (em vários casos), dentro de nossas próprias casas.
Que Ele nos abençoe e nos guarde, dando sabedoria, discernimento e entendimento sobre os dias maus que estão sobre a terra. Sob a perspectiva acima citada, não são dias maus para nós. Tudo aquilo que Ele escreveu, planejou e sonhou se cumprirá. Ele é Deus, Rei e Soberano. Tem todas as coisas sob o Seu domínio e poder: pessoas, reinos, poderes; principados e potestades; a Terra, os planetas, o Universo. Deus é Deus!


Boa tarde!

terça-feira, 10 de março de 2020

Sem Deus, nada podemos, nada somos.

Fico vendo tantos cristãos e até pastores com o discurso: "Você pode!", "Você consegue!", "Você foi feito para brilhar!" (?!!). Na Bíblia, até onde eu saiba, fala que fomos criados para a glória de Deus, não para a nossa própria. Sem Ele, não somos nada, não podemos nada, não conseguimos nada. A Ele seja TODA a glória. Não é o que está escrito e cantamos?




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A cilada dos títulos...

A vaidade é visível quando um título se torna o mais importante ou se faz questão de frisá-lo.
"Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz".
Filipenses 2:3‭-‬8

Oséias 4.6

"O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento. Pelo fato de vocês, sacerdotes, rejeitarem o conhecimento, também eu os rejeitarei, para que não sejam mais sacerdotes diante de mim; visto que se esqueceram da lei do seu Deus, também eu me esquecerei dos seus filhos.”
Oseias 4:6
Rejeitar o conhecimento de Deus (e, consequentemente, o de Sua Palavra) gera destruição para nós mesmos e as gerações futuras. Alguns conseguem conhecê-lO sozinhos, por meio da oração, comunhão com o Espírito Santo, leitura, meditação e estudo das Escrituras; outros, precisam daqueles que os ajudem nessa tarefa. A verdade, porém, é uma só: ninguém aprende tudo sozinho.
Precisamos uns dos outros e ensinar a Palavra, assim como Jesus ensinava Seus discípulos e todos aqueles que estavam dispostos a sentar para ouvi-lO. Ensinar e aprender sem pressa, mas degustando cada palavra, cada ensinamento. O conselho de Paulo a Timóteo serve para nós:
"Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Pois é para esse fim que trabalhamos e nos esforçamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos, especialmente dos que creem. Ordene estas coisas e ensine-as.Ninguém o despreze por você ser jovem; pelo contrário, seja um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza.Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino. Não seja negligente para com o dom que você recebeu, o qual lhe foi dado mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem" (1 Timóteo 4:9-16)
"Dê instrução ao sábio, e ele se tornará mais sábio ainda; ensine o justo, e ele crescerá na prudência."
Provérbios 9:9