segunda-feira, 1 de julho de 2013

Muros

"O Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao SENHOR, não haja descanso em vós, nem deis a Ele descanso, até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra."
Isaías 62:6-7

Vivemos tempos em que a Igreja tem se levantado para clamar, orar e jejuar pelo Brasil. Deus tem levantado Seus atalaias para que proclamem Suas promessas sobre esta nação e seu povo. Os atalaias erguem a voz sobre muros. E como falar em muros sem lembrar de Neemias? Reerguer os muros de uma cidade significa restabelecê-la à posição de cidade fortificada, cidade protegida. Nós, como Igreja de Cristo, também somos fortes. Temos autoridade e poder dados por Cristo e somos guardados por Ele. Enquanto Neemias reeguia o muro, o inimigo investiu contra ele de diferentes maneiras:

1ª) Com palavras de desprezo, zombaria: "Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: "O que é isso que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei?" (Neemias 2:19).

2ª) Insinuando que estariam contra a autoridade do rei: "Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: "O que é isso que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei?" (Neemias 2:19).

3ª) Questionando a força e poder que teriam em Cristo: "Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: 'O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas?'" (Neemias 4:1-2).

4ª) Intentando gerar confusão: "Quando, porém, Sambalate, Tobias, os árabes, os amonitas e os homens de Asdode souberam que os reparos nos muros de Jerusalém tinham avançado e que as brechas estavam sendo fechadas, ficaram furiosos.Todos juntos planejaram atacar Jerusalém e causar confusão" (Neemias 4:7-8).

5ª) Gerar morte: "E os nossos inimigos diziam: 'Antes que descubram qualquer coisa ou nos vejam, estaremos bem ali no meio deles; vamos matá-los e acabar com o trabalho deles'" (Neemias 4:11).

Muros erguidos e portas fechadas significam salvação e adoração: "Não se ouvirá mais falar de violência em sua terra, nem de ruína e destruição dentro de suas fronteiras. Os seus muros você chamará salvação, e as suas portas, louvor" (Isaías 60:18). Daí a necessidade de reeguer nossos muros, de fecharmos as brechas e as portas de nossa vida, aquelas que permitem ao inimigo entrar e sair livremente, para que sejamos atalaias do Senhor, posicionados com autoridade e em autoridade. 

Ante às investidas de satanás e daqueles que não creem no poder e senhorio de Cristo, sigamos o exemplo de Neemias: declaremos com confiança nossa fé, sabendo quem nos capacita (Ne 2:20), oremos sempre (Ne 4:4, 9), sejamos perseverantes, repreendendo toda palavra de desânimo (Ne 4:14), vigiemos, frustrando todo intento de confusão e morte (Ne 4:13, 16-18), usemos as armas que Deus já disponibilizou para nós e evangelizemos (erguer muros envolve ainda disposição e trabalho, empenho em pregar o Evangelho). 

Então, com os muros restaurados e as portas fechadas, poderemos, arrependidos também pelos pecados da nação (Ne 1:5-6), clamarmos a Ele e vermos Sua obra:"E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 2 Crônicas 7:14  




Nenhum comentário:

Postar um comentário