domingo, 1 de julho de 2012

Apascenta as minhas ovelhas...

Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos. Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas. Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. João 21:15-17

Nas duas primeiras vezes que pergunta, Jesus usa a palavra que indica o amor ágape, o amor perfeito, o amor de Deus para conosco. Pedro responde que O ama usando a palavra "fileo", que indica o amor amizade, o amor de amigo, o amor que é, na verdade, o "gosto de você", "tenho afeição por você". Quando pergunta pela terceira vez, Jesus usa essa mesma palavra de Pedro, que representa o "amor amizade", e Pedro também responde com ela.

Muitos se diz acerca dessa passagem bíblica. Para alguns, as três vezes que Jesus pergunta a Pedro servem para lembrá-lo das três vezes em que este O negou e, de certa forma, "compensar" isso. Outros consideram que  a repetição das perguntas serviu para levar Pedro (e cada um de nós) a refletir sobre o tipo de amor que dedicava a Deus e perceber que o amor que ele sentia por Cristo não era perfeito (fileo), mas poderia ser ainda aperfeiçoado, transformado em ágape. Independentemente desses entendimentos, quero me ater às respostas de Jesus: "Apascenta os meus cordeirinhos", "Pastoreia as minhas ovelhas", "Apascenta as minhas ovelhas".

Apascentar significa 'levar ao pasto', 'sustentar (com alimento/mantimento)', 'nutrir' e pastorear 'guardar o rebanho no pasto', 'cuidar'.

Mesmo sabendo que o amor de Pedro por Ele era imperfeito, Jesus deixou-lhe algumas tarefas. Mesmo nosso amor não sendo perfeito, Deus espera que façamos algo por Ele. Ele não nos amou, escolheu e salvou para ficarmos de braços cruzados, esperando Sua volta, mas disse:

Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15:16

E o que são frutos? Discípulos. Seguidores de Cristo que permaneçam com Ele até o fim.

Em Mateus 28:19 está escrito:

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."


Fazer discípulos dá trabalho. Precisamos ensiná-los a Palavra, isto é, levá-los ao "pasto", fornecer-lhes o Alimento que sustenta, dar-lhes nutrientes, cuidar deles, ajudá-los a manterem-se no aprisco... Fazer discípulos é apascentar e pastorear! A palavra que Jesus disse para Pedro, Ele diz para cada um de nós hoje!

Às vezes pensamos que tanta correria e trabalho na obra de Deus não provém dEle, mas do inimigo. Achamos que estamos fazendo tudo errado e que estamos fora da vontade do Senhor, mas o que está escrito em Marcos 8:34?

"Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." 

Não existe cruz de papel. Todos nós temos uma obra a fazer para Ele e essa obra, por vezes, requer dedicação, esforço, trabalho e empenho extras. Talvez esteja cansativo e pesado demais pelo fato de algumas pessoas se acomodarem no amor de Deus. Acharem que, já que suas obras de nada valem para Ele, não devem fazer nada. Realmente nossas obras de nada valem diante de Sua grandeza, Seu amor e perdão por nós, pois a maioria delas são obras da carne e não do Espírito. Porém, aquilo que fazemos para Ele é precioso aos Seus olhos e tem valor:

O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. 1 Coríntios 3:8

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58


O que fazemos para Ele e por Ele não é para comprá-lO, mostrar que somos bonzinhos ou pagar o que Ele fez por nós na cruz do calvário. Não há como pagá-lO por isso. Fazemos por que O amamos e porque entendemos qual é o Seu chamado para nossas vidas.

Que a partir de hoje, ao ler a passagem de João 21:15-17, você possa colocar o seu nome no lugar do de Pedro e ouvir Jesus lhe dizer: "Tu me amas? Apascenta os meus cordeirinhos", "Pastoreia as minhas ovelhas", "Apascenta as minhas ovelhas".



Nenhum comentário:

Postar um comentário