segunda-feira, 13 de abril de 2015

Congregai-vos!

Há algum tempo, tem surgido um "zum zum zum" entre cristãos sobre a necessidade de ir à igreja, congregar. Embora seja uma doutrina contrária à ideia de Corpo (ideia esta que permeia toda a Bíblia), ela tem ganhado alguns adeptos. É certo que o fato de uma pessoa ir à igreja não a torna cristão verdadeiro nem garante real conversão, mas isso quem deve avaliar e julgar é o Senhor, e não nós. 

Se procurarmos a origem da palavra, veremos que congregar vem do Latim CON- (que tem o sentido de “juntar”) e GREX (que significa “rebanho, manada, bando de aves, reunião”). Há vários versículos que ressaltam a necessidade de a Igreja congregar, ou seja, reunir-se, estar junto, independentemente do que acontece nos corações. Seguem alguns:

"Congregai-vos, sim, congregai-vos, ó nação não desejável; antes que o decreto produza o seu efeito, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós o furor da ira do Senhor, antes que venha sobre vós o dia da ira do Senhor." (Sofonias 2:1-2)

"Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor." (Joel 1:14)

"Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação." (1 Coríntios 14:26)

"E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10:24-25)

"E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." (Hebreus 10:24-25 NVI)

Igreja, por sua vez, vem do grego EKKLESIA, que significa “assembleia, reunião”. O termo é derivado do verbo EKKALEIN, formado por EK-, “fora”, mais KALEIN, “chamar, clamar”. Isso significa que temos, sim, que congregar, mas sem nos esquecermos de nosso chamado: "Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15). 

Na igreja, reunidos, edificamos e fortalecemos uns aos outros (pela Palavra e comunhão com os irmãos). Fora dela, fotalecidos e edificados, cumprimos o mandamento e alcançamos vidas.


"Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros." (Romanos 12:4-5)

"Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo." (1 Coríntios 12:24-27)

Estamos enxertados na videira, somos partes de um todo. Não há como vivermos independentes uns dos outros.

Boa tarde!



PS: A palavra "igreja" entrou em uso muito antes do início do cristianismo. 
Fonte sobre a origem das palavras: http://origemdapalavra.com.br/site/


Um comentário:

  1. A igreja não é o nosso corpo. A verdadeira igreja É onde o Espirito Santos de Deus habita O nosso corpo..

    ResponderExcluir