sábado, 30 de junho de 2012

Deus me ama e não espera nada em troca por isso?

Há algum tempo, tenho me sentido meio incomodada com essa doutrina do "Deus me ama". Uma doutrina que coloca o cristão em completa posição de "receber" e em nenhuma de "dar". Por meio dela, prega-se que, como Deus me ama, sobrenatural, incondicional e tremendamente, Ele entende que não sou perfeito e que, por não ser perfeito, nem preciso tentar sê-lo. Também prega que mesmo cheio de pecados "Deus me ama" e, ainda, que somos salvos pela graça e, por isso, não precisamos nos esforçar para fazer nada. Todo o nosso trabalho para Ele e por Ele é como "trapo de imundícia".

Todas essas ideias têm bases corretas e bíblicas, mas anulam a justiça de Deus. Se só a graça de Deus bastasse, Jesus Cristo não deixaria Seu reino de glória para morrer em nosso lugar. Não pagaria tão alto preço. Se foi preciso o Filho de Deus sacrificar-se por nós é sinal de que, sim, o pecado tem peso para Deus. Não passa em branco. Ele nos aceita cheios de pecados? Certamente, mas obviamente espera nosso arrependimento e sincera conversão, ou seja, mudança de atitude. Não podemos continuar numa vida de pecados achando que Deus sempre irá nos aceitar dessa forma. A Bíblia deixa isso bem claro:

Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 1 João 3:4-8


Confunde-se graça com grátis. Não se dá o devido valor à verdadeira Graça de Deus que é Jesus Cristo. Aliás, não damos valor a nada que é de graça (apesar de amarmos o "grátis") e, talvez, aí esteja o problema, aliado ao hábito que temos de sermos acomodados e pouco dados ao trabalho. Quantos gostam de empregar força, suor e esforço na realização de suas tarefas? Quantos não tentam trabalhar o menos que podem? 

Achamos que Deus autoriza nossa preguiça e folga, e lançamos nosso "jeitinho brasileiro de ser" às coisas de Deus, achando que, no fim, Ele também "dará um jeitinho" em tudo (sorry pela generalização, mas isso acontece quase sempre e com todos). Pensamos, literalmente, que Deus é brasileiro, que Ele age como nós e tem uma palavra tão inconstante e mentirosa quanto à nossa. Pura ilusão e engano. 

Se Deus não esperasse de nós ao menos a tentativa de imitarmos a Ele, não deixaria versículos como:

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:15-16


Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus. Lv 20:7

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:1-2



Se a obra de Deus não fosse por vezes custosa também não estaria escrito:


Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lc 9:23

Deus tem um Reino para implantar nesta terra e esse reino não pode ser implantado por preguiçosos, nem por aqueles que, de tão acomodados nos braços do Pai, se esquecem que há vidas indo para o inferno e, muitas delas, ao seu lado, esperando por um abraço, uma palavra, um folheto, uma mensagem. Se a graça de Deus fosse aquela pregada por essa doutrina, todos seriam salvos, mas, infelizmente, não é isso que vai acontecer:

Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:45

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:21-23

Deus me ama e nada que eu faça pague o preço que Ele pagou por mim. Contudo, esse amor não é de mão única. Precisa ser correspondido, demonstrado, e isso se faz com atitudes. Não é algo passivo simplesmente.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. João 21:15




Nenhum comentário:

Postar um comentário