domingo, 10 de junho de 2012

Pedras nas mãos...

Dias desses falava com o Pai sobre a situação da Igreja. 
Ninguém mais pensa duas vezes antes de falar mal de algum irmão, denominação ou ministério. Um irmão peca e logo é posto à roda, como a mulher adúltera, do texto de João 8:1-11:

"Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." 


Aqueles que tem um relacionamento íntimo com Deus, que desejam ser aperfeiçoados e corrigidos por Ele, quando pecam, logo são "alertados" pelo Espírito Santo. É algo quase automático. Quando isso acontece, rapidamente reconhecemos o erro e clamamos pelo perdão de Deus. No entanto, enquanto ainda estamos fazendo isso, irmãos já querem nos levar a Cristo para jogar as pedras.


É interessante nesse texto notar a descrição das posições de Jesus: Ele ensina sentado; quando perguntam-lhe o que pensa da mulher, inclina-se e começa a escrever na areia; quando vai responder aos escribas e fariseus, levanta-se; depois, senta-se e inclina-se novamente; quando volta-se à mulher, de novo de levanta. Por que todos esses movimentos?

Quando nos inclinamos para escrever algo no chão, as palavras ficam diante de nossos olhos. A Palavra de Deus é para ser posta diante de nós e não para acusar nossos irmãos. Deve servir para nós como espelho, não como arma de destruição e apedrejamento.



Muitos têm confundido exortação com acusação. Exortar é chamar a pessoa de volta ao Caminho e estender a mão para ajudá-la a levantar. É vê-la do Alto, com os olhos do Alto, como alguém que, como nós, carece da misericórdia, do amor e do perdão de Deus. Como consta em Lamentações 3:22, as misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos. Não escapamos da ira de Deus por aquilo que somos ou temos, mas pelo Seu infinito amor por nós, por Suas misericórdias renovadas a cada manhã.


É tempo de exortação. Deus tem levantado Seus profetas. A Igreja precisa ser restaurada, tornar-se a Igreja sem manchas e sem máculas que Ele vem buscar. Contudo, quando abrirmos nossa boca para essa exortação, devemos abri-la com responsabilidade, cientes de que daremos conta de tudo o que falarmos:


"Mas Eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado." (Mt 12:36-37)


É tempo de profetizar, declarar as promessas de Deus sobre as vidas, famílias, povos e nações, mas fazê-lo com sabedoria, temor e tremor. A oração de Davi deveria ser a nossa:

"Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios." Salmos 141:3



É tempo de aprender a praticar a Palavra, de praticar o amor e o perdão. Tempo de soltar as pedras e parar de colocar irmãos à roda. Quando atiramos pedras, também ficamos com as mãos sujas, também ficamos contaminados, e essa contaminação pode refletir-se com pensamentos como: "Se ele pode fazer isso, eu também posso. Se ele não fez, também não vou fazer. Se ele falou, também falarei".


No Salmo 24:3-4, está escrito:

"Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente."


Limpemos nossas mãos e purifiquemos nossos corações de tudo aquilo que nos faz juízes de nossos irmãos ou nos leva a pensar que somos melhores do que eles, sendo, por isso, aptos para julgá-los, condená-los e atirar-lhes pedras. Oremos, intercedamos e clamemos por eles. Deus curará e restaurará a parte ferida ou doente de Seu Corpo. Deus restaurará a Igreja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário