sábado, 9 de junho de 2012

A criação de João Batista

Pais: servos de Deus, irrepreensíveis.

Zacarias:

“Houve nos dias do Rei Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; e sua mulher era descendente de Arão, e chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade” 
(Lc 1:5-7).

“Apareceu-lhe, então, um anjo do Senhor, em pé à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, ficou turbado, e o temor o assaltou. Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João” 
(Lc 1:11-13).

O anjo revelou ao pai o propósito do nascimento de João:

“E terás alegria e regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe; converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus; irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido” 
(Lc 1:14-17).

Embora a esposa fosse estéril, Zacarias orava por um filho (v. 13). Como resposta, foi agraciado com um grande profeta de Deus, cheio do Espírito Santo desde o ventre. Que privilégio!

Deus confiou uma grande missão a João e fez com que nascesse em meio a uma família que lhe ajudaria a cumpri-la.

Apesar de o anjo falar a Zacarias que ouvira sua oração, ele não creu de imediato e, por isso, ficou mudo:

“E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo hão de cumprir-se.” 
(Lc 1:20)


Guia Profética 2010:
2010 será o ano do decolar de uma nova geração: A Geração da substituição está pronta na América para deslocar uma liderança caduca, sem visão e permissiva. Emergirão os políticos jovens de grande visão nacional e social e os novos e conquistadores ministros do Evangelho. Eles trarão uma grande transformação a nossas nações.
O trabalho de anos de Profetas, Apostolos e demais Ministérios tem preparado o “cenário Profético” para uma Nova Geração. Deus tem para crianças e Jovens deste tempo um Plano extraordinário. Ele os encherá com dupla porção de Seu Espírito profético para impactar e transformar cidades e nações. Este é seu tempo para subir ao “Cenário Profético” do Senhor.

Guia Profética 2011:
As crianças serão ativados para ver acontecer multiplicação sobrenatural. (...) Ano de um grande impulso para a Nova Geração de Jovens Empresários. Deus está preparando para oferecer uma ampla gama de estratégias para jovens profissionais e aqueles que não têm diploma universitário sentir o chamado de Deus para criar novos negócios. As idéias do Espírito Santo vão conduzir os jovens fiéis para o sucesso em seus negócios. 
 
Guia Profética 2012:
Aumento do enfoque do Espírito Santo sobre o trabalho e o apoio às crianças e jovens. Ele os levantará, mesmo com pouca idade, em Liderança política, profissional e empresarial nas cidades, congregações e ministérios. Todo Ministério que respalde a infância e a juventude terá muitíssimo favor de Deus.

Reflexão: Há tempos Deus tem declarado, por meio de seus servos, pastores e profetas, que faria grandes coisas através de uma “nova geração”.Temos crido e tomado posse dessas promessas para nossas crianças e filhos ou temos duvidado, como fez Zacarias?

Manter Zacarias mudo evitaria que ele falasse algo contrário às promessas de Deus para João, que ele “minasse” o chamado do filho, colocasse dúvida sobre ele. Um belo tempo para ele refletir e preparar-se para educar um menino com tão preciosa promessa.

O nome de João: graça ou favor de Deus

“Uma das grandes alegrias proporcionadas pelo nascimento de uma criança era a escolha do nome. Quando os pais iam dar um nome ao filho, procuravam escolher um que fosse bastante apreciado pelos familiares. Era comum as crianças receberem o nome de um avô ou avó. Muitos pais gostavam de dar um nome que fosse uma expressão de louvor a Deus ou uma declaração de fé. Assim, se explica a razão do nome de “Elias”: “meu Deus é Yavé”. Se houvesse algum evento notável por ocasião do nascimento de um filho, eles lhe davam um nome que relembrasse tal evento. Talvez seja por isso que Baraque recebeu esse nome, que significa “trovão”.

Na antiguidade, as pessoas não costumavam ter um sobrenome (...). Mas, com o aumento da população, começaram a surgir problemas. Já na época do NT, muitos colocavam acréscimos ao nome para facilitar a identificação do indivíduo. Eis por que encontramos nomes como José de Arimateia, Paulo de Tarso, Jesus de Nazaré, Jesus bar (filho de) Jonas e outros. Alguns eram identificados por sua atividade: João Batista, por exemplo, e outros por seu posicionamento político, como Simão Zelote.” (Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos, p. 87-88).

“Ouviram seus vizinhos e parentes que o Senhor lhe multiplicara a sua misericórdia, e se alegravam com ela. Sucedeu, pois, no oitavo dia, que vieram circuncidar o menino; e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. Respondeu, porém, sua mãe: De modo nenhum, mas será chamado João. Ao que lhe disseram: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome. E perguntaram por acenos ao pai como queria que se chamasse. E pedindo ele uma tabuinha, escreveu: Seu nome é João. E todos se admiraram” (Lc 1:58-63).

A resposta afirmativa e convicta dá sinais/indícios de que Zacarias entendera e aceitara as palavras do anjo em relação a seu filho. Com isso:

“Imediatamente a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; louvando a Deus” (Lc 1:64)

Reflexão: Não poderia ter sido esta a primeira reação ao recado de Deus por meio do anjo Gabriel? Como temos reagido mediante tudo o que temos ouvido e visto sobre essa “nova geração”?

“Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo; assim como desde os tempos antigos tem anunciado pela boca dos seus santos profetas; (...). E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto, para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz. Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito; e habitava nos desertos até o dia da sua manifestação a Israel” (Lc 1:67-80).

Outra versão:
“O menino crescia e se fortalecia em espírito.” (Hagnos)

Zacarias recebeu entendimento e discernimento do Senhor quanto à missão de João. Também foi cheio do Espírito Santo para ajudá-lo a desenvolvê-la. Quando seus lábios foram “abertos”, após escrever o nome do filho na tábua, todos ficaram admirados do que acontecera com e sabiam que era algo sobrenatural:

‘’Então veio temor sobre todos os seus vizinhos; e em toda a região montanhosa da Judéia foram divulgadas todas estas coisas. E todos os que delas souberam as guardavam no coração, dizendo: Que virá a ser, então, este menino? Pois a mão do Senhor estava com ele (Lc 1:65-66).


Reflexão: Zacarias, cheio do Espírito Santo, colocou sobre João uma palavra poderosa, referente àquilo que Deus ministrara a ele sobre o que seria da criança. Que palavras temos posto sobre nossas crianças e filhos? Declare sobre eles aquilo que Deus tem determinado nestes tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário