segunda-feira, 23 de julho de 2012

Esconda-se nEle, não em cavernas

E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles .O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. I Rs 19:1-4

Neste trecho de I Reis, vemos mais uma vez que a obra de Deus não é fácil. Acabe fazia o que Deus lhe designara com coragem e ousadia. Acabara de enfrentar 950 profetas de baal e asera. Acabara de ver Deus responder tremendamente sua oração, mesmo assim, fugiu ante a palavra de uma mulher. Talvez farto da falta de posicionamento do povo ("Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no"), talvez cansado de tantas perseguições ("Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não há uma só nação ou reino aonde o rei, meu senhor, não enviou alguém para procurar por ti"). 

Como Elias, muitas vezes enfrentamos dificuldades, peso, perseguição e momentos de desânimo. Contudo, nada disso nos autoriza a "abandonar o barco". Deus permitiu que Elias se afastasse dali, mas, quando ele se escondeu na caverna, perguntou-lhe: "Que fazes aqui?". Sabemos que Jezabel representa um principado; porém, quantas vezes não nos abatemos ante palavras ou atitudes de homens e pensamos exatamente como Elias: "Já basta"? 

Não adianta fugir ante as ameaças de satanás. Este é o principal objetivo dele para aqueles que fazem a obra de Deus com coragem, ousadia e compromisso, para aqueles que não têm medo de enfrentar reis e profetas de baal: tirá-los do propósito que Deus desginou para eles. Assim, nunca pare se Deus não lhe mandar parar. Nunca saia de onde está se Deus não lhe mandar sair. Lembre-se que Ele está com você, vendo tudo o que acontece e sabendo exatamente como tudo terminará. E tenha certeza: terminará exatamente do jeito que Ele quer e não como desejam homens ou principados e potestades.

Nas lutas, dificuldades e momentos de desânimo, esconda-se nEle e não em cavernas. Ele será sua força e esperança. Ele lhe dará o vigor e o ânimo de que precisa para prosseguir. Ele lhe fortalecerá e sairá à sua frente.

Lembre-se também do que disse a Elias: "(...) fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram" (1 Reis 19:18). Você não está sozinho. Há outros como você. Há outros com você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário