terça-feira, 29 de abril de 2014

O espelho

Uzias tinha dezesseis anos de idade quando se tornou rei (...). Ele fez o que o Senhor aprova, tal como o seu pai Amazias; e buscou a Deus durante a vida de Zacarias, que o instruiu no temor de Deus. Enquanto buscou o Senhor, Deus o fez prosperar. [...] 

Ele foi extraordinariamente ajudado, e assim tornou-se muito poderoso e a sua fama espalhou-se para longe. Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, ao seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso. 

O sumo sacerdote Azarias, e outros oitenta corajosos sacerdotes do Senhor, foram atrás dele. Eles o enfrentaram e disseram: "Não é certo que você, Uzias, queime incenso ao Senhor. Isto é tarefa dos sacerdotes, os descendentes de Arão consagrados para queimar incenso. Saia do santuário, pois você foi infiel e não será honrado por Deus, o Senhor". 

Uzias, que estava com um incensário na mão, pronto para queimar o incenso, irritou-se e indignou-se contra os sacerdotes; e na mesma hora, na presença deles, diante do altar de incenso no templo do Senhor, surgiu lepra em sua testa (2 Crônicas 26).


O poder corrompe o homem. Uzias literalmente "se achou", depois de se tornar poderoso na terra e, com isso, acabou fazendo coisas que não eram devidas a ele, para as quais não tinha autoridade espiritual para fazer. 

Algumas vezes, só porque somos bem-sucedidos em determinada obra, agimos como Uzias. Achamos que "podemos todas as coisas", que podemos fazer tudo o que concerne à obra de Deus na casa de Deus. 

Uzias indignou-se com o líder dos sacerdotes. Irritou-se com a ordem dele. Não teve humildade de reconhecer seu erro nem submeter-se à autoridade espiritual dele. Por isso, terminou leproso. Interessante que a lepra na testa só podia ser vista diretamente pelos outros. 

Quando agimos como Uzias, não enxergamos diretamente nossa própria lepra. Precisamos de um espelho para vê-la. E o melhor espelho para enxergar nossas falhas espirituais é a Bíblia. Ela também nos mostra qual deve ser nosso posicionamento referente às coisas e à casa do Rei. Precisamos, frequentemente, nos colocar diante do espelho da Palavra, a fim de verificar se, diante dEle e de nossos líderes espirituais, estamos limpos. Há uma hierarquia na Igreja que precisa ser respeitada. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário